5 coisas que você deve saber antes de fazer uma endoscopia

O exame de endoscopia é um grande aliado dos médicos na detecção de doenças do trato digestório, assim como de doenças de maior gravidade, como hérnia de hiato e câncer de estômago.

Alguns pacientes ficam receosos por conta da sedação, mas vale destacar que sua administração realizada de maneira pontual para o exame que é de rápida duração.

👉Há alguns pontos importantes para considerar antes da realização do exame e hoje eu trago nesse post “5 coisas que você precisa saber antes de fazer uma endoscopia”. Será que você conhece todas elas? Olha só:

1️⃣ Antes do exame é recomendado consumir alimentos leves para evitar interferências;
2️⃣ É necessário estar em jejum adequado também, inclusive de água. Neste caso, 8 horas são suficientes.
3️⃣ Para fazer a endoscopia é importante ter um acompanhante. Isso porque a sedação pode deixar a pessoa sonolenta após o exame e ir para casa nessas condições pode ser perigoso.
4️⃣ Priorizar o repouso e não realizar atividades que necessitam de atenção, como dirigir ou pilotar, por 24 horas após o exame também precisam de consideração.
5️⃣ Alguns medicamentos, no entanto, precisam ser suspensos no dia do exame, como os hipoglicemiantes para diabetes. Assim como se recomenda, caso haja possibilidade, que antibióticos sejam suspensos 30 dias, bem como protetores gástricos como os prazóis, 15 dias antes do exame. A suspensão de anticoagulantes deve ser orientada apenas pelo médico que pediu ou que executará o seu exame.

A endoscopia é um exame seguro e necessário quando há sintomas digestivos persistentes. Se você tem medo, converse com seu gastro e esclareça dúvidas. Lembre-se: pequenos cuidados como estes tornam o exame proveitoso e eficaz para melhorar sua saúde.

Meus contatos:

📧 dr.ernesto@castromed.com.br