O Câncer Colorretal está entre as doenças mais faladas atualmente, principalmente pelos casos recentes diagnosticados em famosos como Preta Gil, Simony e até mesmo Pelé, o Rei do Futebol, que acabou falecendo pela doença no final do ano passado.
Assim, falar sobre a doença e a importância do seu rastreio se tornou extremamente necessário. Contudo uma dúvida comum que ouço no consultório é quando começar esse tipo de verificação. Afinal existe uma idade ideal?
Sim! Existem condições específicas e hoje eu trago aqui quais são elas para você anotar.
Para quem tem casos na família de primeiro grau o rastreio deve-se iniciar 10 anos antes em relação ao parente diagnosticado. Por exemplo: Se o familiar foi diagnosticado aos 45 anos com câncer colorretal, o rastreio dos demais familiares deve iniciar aos 35 anos.
Para quem não possui casos na família o rastreio inicia-se a partir dos 50 anos com o exame de colonoscopia, repetido a cada 5 anos ou sempre que indicado pelo médico especialista.
Recentemente, a United States Preventive Services Task Force (USPSTF) conduziu uma revisão sistemática com o intuito de avaliar o risco-benefício de uma eventual redução da idade mínima para o início do rastreamento. Ainda que o estudo demonstrasse o mais forte grau de recomendação do início do rastreio aos 50 anos, também foi possível observar benefício considerável no início aos 45 anos, de forma que a instituição recomenda o início nessa idade.
É importante destacar que a realização do exame padrão de colonoscopia reduz em 77% o risco de câncer colorretal e em 53% a mortalidade pela neoplasia. Isso acontece porque durante a realização do exame é possível visualizar todo o intestino e até remover os pólipos, que podem ser lesões pré-cancerosas, de forma preventiva.
Portanto, se você já está na idade, não deixe de buscar orientação médica, ok? O diagnóstico precoce pode salvar vidas.