A colonoscopia é um procedimento crucial na detecção precoce de problemas digestivos. Eu já comentei por aqui outras vezes a sua importância na detecção do câncer e até mesmo na prevenção dele já que a retirada de pólipos pode evitar que a doença se instale.
Contudo, o procedimento ainda é pautado em muitos tabus e eu acredito muito que a informação ainda é o melhor caminho para desmistificar questões. Por isso decidi explicar por aqui hoje como a colonoscopia é realizada. Olha só:
👉 Durante o exame, um aparelho flexível chamado colonoscópio que possui uma câmera e luz na ponta é inserido pelo reto do paciente para visualizar o interior do cólon.
👉 Vale lembrar que o paciente é sedado e portanto não sente nenhum desconforto. Por sua vez, o médico guia o tubo delicadamente, inspecionando a parede intestinal através de imagens captadas pelo aparelho em busca de pólipos, inflamações, lesões ou sinais de câncer.
👉 Quando existem pólipos ou lesões suspeitas, uma pequena amostra é coletada do tecido a fim de analisá-la em laboratório.
👉 Após o procedimento o paciente é enviado a uma sala de recuperação anestésica e é liberado para casa com o laudo do exame, somente após o completo reestabelecimento da sedação.
Caso você tenha recomendação deste exame, porém ainda sinta medo em realizá-lo, não deixe de conversar com seu médico para se sentir mais seguro. Ok?