Afinal por que pedra na vesícula dói tanto?

Compartilhe:

Afinal por que pedra na vesícula dói tanto?

Cálculos Biliares, ou pedras na vesícula, como são popularmente conhecidos, são formados pelo excesso de gordura presente na bile, substância que auxilia na digestão e é responsável por eliminar resíduos do corpo como o excesso de colesterol.

Alguns cálculos ficam alojados no interior da vesícula e não apresentam sintomas, porém outros podem ficar presos no duto biliar e bloquear o fluxo da bile para o intestino ocasionando então dor intensa no lado direito superior do abdome.

Mas afinal doutor por que dói tanto?😰

Porque o duto biliar é um caminho pequeno e que quando bloqueado acaba por interferir em todo o fluxo de bile disponível para passar.

A crise de cólica persiste enquanto a pedra estiver no duto forçando a vesícula contrair cada vez mais forte, gerando dores intensas e por isso se trata de uma urgência médica, uma vez que, ao não sair, a vesícula precisará ser retirada através de cirurgia.

Não é incomum em alguns casos as crises dolorosas diminuírem sozinhas devido a mudança de posição da pedra, onde a mesma pode voltar para a vesícula ou então ser empurrada para o intestino.

🔺️Mas é importante ressaltar que mesmo que a crise diminua é fundamental o acompanhamento médico de um cirurgião para avaliar o quadro.

Menu