Quando o objetivo é perder peso, muitas dúvidas surgem na cabeça do paciente. Além de uma reeducação alimentar, bem como a realização de exercícios físicos, alguns pacientes precisam recorrer a outros procedimentos médicos mais invasivos e é aí que as perguntas passam a parecer.
🤨Uma das coisas que me perguntam bastante no consultório, por exemplo, é qual método escolher entre Balão Gástrico e Cirurgia Bariátrica. Afinal, existe diferença entre eles? Existe uma opção que é melhor?
Por isso hoje eu decidi abordar o assunto por aqui. Te contar o que é cada um e como escolher o procedimento ideal. Olha só:
👉 O balão gástrico é uma prótese introduzida através de um procedimento endoscópico ou através da deglutição de uma cápsula. Ele oferece uma abordagem menos invasiva, temporária e sem a necessidade de cirurgia, recomendado para casos não apenas de obesidade, mas também de sobrepeso. Posso dizer também que é um procedimento rápido e sem a necessidade de internamento, por exemplo. No caso do balão deglutível, é ainda mais tranquilo, pois não exige endoscopia, sedação ou anestesia.
👉 A cirurgia bariátrica, por sua vez, é um procedimento cirúrgico, que também pode ser minimamente invasivo, porém requer internamento do paciente. Ela é recomendada para casos mais graves, onde a perda de peso precisa acontecer de forma mais acentuada, assim como nenhum dos outros tratamentos da obesidade já realizados surtiram o efeito.
Portanto, ambas opções têm seus méritos e, para ajudá-lo a decidir, é importante consultar um médico especialista. Antes de fazer a escolha é necessário avaliar sua saúde, histórico médico e objetivos, para que então o procedimento seja o mais assertivo possível. 😉