Critérios de qualidade em colonoscopia?

Compartilhe:

Os critérios de qualidade em um exame de colonoscopia são fundamentais para assegurar a eficácia e segurança do procedimento.

Não é incomum os pacientes terem essa tensão na hora de fazer o exame e eu acho que quanto mais informação as pessoas tiverem, mais seguras se sentirão para realizar um exame tão importante para a saúde do intestino.

Por isso, hoje eu decidi trazer por aqui alguns dos principais critérios de qualidade que uma colonoscopia precisa ter conforme as recomendações dos Guidelines de 2015 da Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal (ASGE). Olha só:

👉Taxa de detecção de adenoma;
👉Respeito aos intervalos de vigilância de câncer colorretal;
👉Taxa de intubação cecal.

Segundo a associação, dos critérios citados acima, a taxa de detecção de adenoma é o indicador mais importante, uma vez que está relacionado comprovadamente à redução da incidência e da mortalidade por câncer colorretal após a realização do exame.

Sobre a taxa de intubação cecal, por sua vez, a colonoscopia precisa considerar a realização já que é através dela que lesões no ceco podem ser identificadas. Neste caso, a associação reforça que a intubação precisa acontecer em 90% de pacientes com exames já avaliados, assim como 95% em pacientes em diagnóstico precoce.

Bacana, né?!

😉São os estudos e avanços da medicina que proporcionam cada vez mais segurança e conforto para pacientes, além disso contribuem para que o medo na realização do exame diminua. Se você ainda está inseguro, não deixe de conversar com seu médico e tirar todas as dúvidas. Combinado?

Menu