De quanto em quanto tempo preciso realizar uma Colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que permite ao médico visualizar o interior do intestino grosso e do reto. Sempre comento por aqui o quanto ele é um exame importante para o rastreamento e diagnóstico de câncer colorretal.

👉Contudo uma dúvida comum é a periodicidade do exame. Afinal, de quanto em quanto tempo é necessário realizá-la? A resposta para esta pergunta não é simples e está em constante atualização. Ou seja, tudo que estou escrevendo e orientando por aqui hoje é fruto de alguns estudos clínicos mais recentes.

A frequência com que a colonoscopia deve ser realizada depende de vários fatores, desde a idade que a pessoa possui, os achados na última colonoscopia e a presença de casos de câncer colorretal ou adenoma avançado na família.

⚠️Segundo a Sociedade Americana de Oncologia, as pessoas, mesmo sem sintomas ou histórico familiar da doença, devem fazer a primeira colonoscopia de rastreio aos 45 anos. Ainda que o resultado seja normal, o procedimento deve ser repetido a cada 10 anos.

Já nos casos em que o paciente tem algum familiar de primeiro grau acometido com a doença, o rastreio começa sempre aos 40 anos ou 10 anos antes da idade que o familiar foi acometido. O que vier primeiro.

👉Para esses casos, o médico deve recomendar intervalos mais curtos, como a cada 5 anos. Os achados endoscópicos do primeiro exame também vão nortear o médico quando realizar o próximo exame.

Lembre-se: a colonoscopia é um exame seguro e muito eficaz que pode ajudar a prevenir o câncer colorretal.