Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma enfermidade intestinal inflamatória recidivante crônica de caráter extremamente complexo e que afeta todas as camadas do intestino. Pode afetar todo o sistema digestivo, da boca ao ânus, mas é mais predominante no final do intestino delgado, (íleo terminal) e cólons.

Se manifesta geralmente por dor abdominal importante, perda de peso, anemia por deficiência de ferro, febre, diarreia e algumas vezes, sangue nas fezes.

Afeta de uma forma semelhante homens e mulheres, e não tem predominância por cor ou etnia. Geralmente se manifesta entre os 20 e 40 anos, afetando os indivíduos na sua fase de vida mais produtiva.

Embora a causa exata ainda seja desconhecida, estudos recentes têm apontado para a origem multifatorial, envolvendo atuação integrada de fatores como a desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo, a microbiota intestinal, fatores ambientais e dietéticos, tabagismo e é claro, predisposição genética.

• Febre;
  • Dor abdominal contínua;
  • Emagrecimento e desnutrição, pela dificuldade de absorção de nutrientes;
  • Anemia por carência de ferro.

Podem ocorrer, ainda, sintomas provocados por complicações à distância, como dores articulares, aftas, lesões de pele do tipo eritema nodoso (nódulos dolorosos e avermelhados sob a pele), além de inflamação dos olhos (uveíte), pedras nos rinse na vesícula.
As complicações mais graves, porém, são obstrução intestinal e, em 30% dos casos, a presença de fissuras e fístulas, ou seja, de perfurações no intestino que podem drenar para a vaginae para a bexiga.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença de Crohn é feito por biópsias do intestino por meio da colonoscopia. No entanto o exame clínico e o levantamento da história do paciente, assim como alguns exames de sangue, são instrumentos importantes para o diagnóstico da enfermidade. Tomografia e ressonância magnética, também são exames que pode ajudar a detectar possíveis complicações causadas por ela, bem como estabelecer outros diagnósticos diferencias.

Tratamento

Ainda não se conhece a cura para a doença de Crohn. Mesmo quando ocorrem períodos de remissão espontânea, as crises podem recidivar.

O tratamento é instituído de acordo com a fase de evolução da doença, que pode ser classificada em leve, moderada e grave. Basicamente, ele se volta para conter o processo inflamatório, aliviar os sintomas, prevenir as recidivas e corrigir as deficiências nutricionais. Nas fases agudas, pode ser necessário administrar corticosteroides por via oral.

Se o paciente não responder a esse tratamento, existem drogas imunossupressoras que induzem períodos de remissão clínica, mas podem ter efeitos colaterais adversos. Na maioria dos casos, a intervenção cirúrgica fica reservada para os quadros graves de obstrução intestinal, doença perineal, hemorragias e fístulas.

Recomendações para quem tem a Doença De Crohn

• Não fume;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Procure identificar os alimentos que lhe fazem mal e evite os que podem agravar os sintomas;
  • Controle o peso;
  • Evite, na medida do possível, situações de estresse;
  • Reduza a ingestão de alimentos gordurosos de origem animal e de alimentos ricos em fibra;
  • Peça a orientação de um nutricionista para selecionar uma dieta balanceada.

Verifique o aspecto das fezes sempre que utilizar o vaso sanitário. Se notar sinais de sangue ou muco e alterações sem justificativa aparente nos hábitos intestinais, consulte um médico.