Doenças funcionais do aparelho digestivo

Este é um conjunto de patologias que afetam o trato digestivo e que tem como característica a ausência de anormalidades fisiológicas ou estruturais objetivamente detectáveis, mesmo após investigação extensa.
Essas doenças representam 30 a 50% dos casos encaminhados ao gastroenterologista e podem se manifestar com sintomas variados, tando do trato Gastrointestinal Superior como Inferior.
Distúrbios Gastrointestinais funcionais são distúrbios da interação cérebro-intestino. Algumas evidências sugerem que esses pacientes apresentam hipersensibilidade visceral, um distúrbio da percepção da dor em que o desconforto é referido secundariamente a sensações (p. ex., distensão de alças, peristaltismo) de que outras pessoas não se queixam.
Distúrbios funcionais são classificados pelos sintomas relacionados a uma combinação de não apenas hipersensibilidade visceral, mas também distúrbio de motilidade das alças intestinais, flora bacteriana alterada, função da mucosa e do sistema imunitário e processamento do Sistema Nervoso Central.
Entre os principais distúrbios funcionais estão a Sindrome do Intestino Irritável, a Constipação e a Diarreáia funcional, Globus faríngeo, Intolerancias alimentares, Má absorção intestinal, Halitose, Dispepsia funcional entre outras.

Menu