Doutor! Existe idade certa para colocar o Balão Gástrico Deglutível?

Este caso que trago aqui é de um paciente de 27 anos que teve excelentes resultados saindo de um quadro de obesidade mórbida para obesidade grau I. Até agora foram 17% de perda de peso corporal contribuindo significativamente para a redução do risco cardiovascular.

Mas é evidente que esses resultados podem variar conforme a idade e outros fatores individuais.

Respondendo à pergunta, não, não existe idade certa, apenas idades mínimas e máximas para se colocá-lo.

👉 A idade mínima, por exemplo, é de 18 anos, enquanto a máxima recomendada é de 65 anos. Sabe o motivo? Vou te explicar!

⭕ É importante que o paciente tenha maturidade suficiente para entender os riscos e benefícios do procedimento, por isso a idade mínima de 18 anos. Além disso, o balão é um tratamento que exige mudanças no estilo de vida, como dieta saudável e exercícios físicos, sendo assim certa compreensão e comprometimento para se chegar aos resultados positivos.

⭕ Sobre a idade máxima para colocação do balão gástrico deglutível, no entanto, a recomendação é que ela seja de 65 anos. Isso porque o paciente pode ter mais dificuldade em perder peso de maneira saudável após essa idade, assim como os riscos para o procedimento podem ser maiores em pacientes idosos.

Portanto, se você está pensando em colocar o balão gástrico deglutível, é importante conversar com o seu médico para avaliar se você é um candidato adequado. Ok?