Esofagite eosinofílica. Você sabe o que é isso?

Esofagite eosinofílica. Você sabe o que é isso?

Considerada uma doença crônica, a Esofagite Eosinofílica acontece quando existe uma infiltração de eosinófilos (células de defesa presentes no sangue) na mucosa do esôfago, o que provoca sintomas parecidos com o refluxo gastroesofágico.

👉O problema passa a ser considerado quando o tratamento para o refluxo não surte efeito e durante a investigação e diagnóstico através de endoscopia com biópsias do esôfago, a presença dos eosinófilos na mucosa do esôfago é encontrada. Em alguns casos a biópsia do estômago também se faz necessária.

Esse tipo de doença acomete na maior parte dos casos os homens e pode acontecer em qualquer fase da vida, associando inclusive doenças alérgicas ocasionadas por alimentos e outras substâncias alergênicas (pó, pólen, ácaros, etc…).

Em crianças sintomas como dor abdominal, vômitos, aversão à alimentação e também déficit de ganho de peso e crescimento podem ser sentidos, já em adultos os sintomas se concentram na dor e dificuldade para engolir os alimentos mais sólidos ocasionando, algumas vezes, impacto alimentar no esôfago.

👉O tratamento, por sua vez, é individualizado e envolve desde o tratamento farmacológico com protetores gástricos e corticosteróides tópicos, como também dieta alimentar e tratamento endoscópico em situações de emergência.

Na dúvida converse sempre com seu médico, principalmente se está em tratamento e a melhora não está acontecendo.😉