Gases após a cirurgia: como aliviar?

Após uma cirurgia abdominal é comum o paciente sentir dor e estufamento, e algumas vezes até dificuldade para eliminar os gases ou evacuar.

👉Isso acontece porque o intestino manipulado durante a cirurgia, tende a diminuir as contrações, o que facilita o acúmulo de gases e dificulta a eliminação dos mesmos.

Diante disso eu trago hoje algumas dicas de como aliviar os gases com mais facilidade após a cirurgia.

O primeiro passo é cuidar da alimentação! Uma dieta alimentar logo após o procedimento, quando permitido pelo médico-cirurgião, é recomendada para estimular o funcionamento intestinal e evitar o jejum prolongado. Contudo, alguns alimentos naturalmente mais fermentativos como grãos em geral, ovo, milho entre outros, podem causar mais desconforto, neste sentido, é bom evitá-los.

Outro ponto é a mastigação. Mastigar devagar evita engolir ar em excesso. E por fim fazer caminhadas algumas vezes ao dia também contribui bastante para o processo de eliminação dos gases, pois atua diretamente na contração intestinal.

⚠Vale lembrar que deve-se respeitar sempre a orientação do cirurgião quanto ao início da dieta e como fazê-la de modo correto.

Na dúvida converse sempre com seu cirurgião na presença de qualquer desconforto. Ok?

🖥 drernestocomelli.com.br
📞(42) 3232-5665
📲(42) 98406-3237 (42) 99113-0812
📧 [email protected]
🚗 Castromed. Rua do Rosário 199, Centro, Castro PR

Menu