Intolerância à lactose

Intolerância à lactose

Sabe aquele desconforto digestivo após comer queijo ou algum derivado de leite?

Pode ser intolerância à lactose e merece investigação!

Não é incomum as pessoas chegarem ao consultório relatando que há muito tempo vinham sentido cólicas intestinais, enjoos, náuseas quando consumiam um alimento ingerido com leite, mas nunca levaram os sintomas a sério, o que só retardou o diagnóstico e seu tratamento.

Mas o que é de fato intolerância a lactose doutor?🤔

A patologia é definida como a incapacidade do corpo em digerir o açúcar do leite ou de seus derivados. De forma geral pode se dizer que o corpo não produz ou produz uma quantidade insuficiente da enzima digestiva LACTASE e consequentemente o alimento chega inalterado no intestino causando prejuízos ao organismo.

Os sintomas variam conforme a quantidade de leite e seus derivados ingeridos. Os mais característicos envolvem dor, distensão abdominal, cólicas, diarreia, ânsias, vômitos e flatulência. Em algumas crianças, por exemplo, o distúrbio também interfere no ganho de peso e proporciona para um crescimento mais lento.🥛

O diagnóstico mais sensível e específico para esta patologia é feito pelo teste respiratório de intolerância à lactose. Os testes sanguíneos além de invasivos não conseguem detectar com precisão a ausência total da lactase ou uma simples deficiência desta enzima.

Os alimentos com leite estão interferindo na sua digestão?

➡Não hesite em procurar orientação médica com seu gastro.