Jejum prolongado e gastrite: Qual a relação?

Compartilhe:

Jejum prolongado e gastrite: Qual a relação?

A gastrite é uma inflamação do estômago bastante incômoda e que pode ser causada por diversos fatores. E quando eu digo isso quero dizer que o problema pode ser causado tanto por um alimento específico, assim como o abuso do álcool e até mesmo alguns medicamentos.

Contudo, uma dúvida comum no consultório é se o jejum pode ser o responsável pelo desenvolvimento da doença. Afinal os casos de jejum prolongado tem sido um hábito comum entre as pessoas que buscam perder peso, mas este sintoma está presente na maioria deles também.

E sim pessoal. Essa relação entre o jejum prolongado e a gastrite existe e é muito íntima. Quando deixamos de nos alimentar por longos períodos, a produção do suco gástrico contendo grandes quantidades de ácido pode agredir ainda mais a mucosa do estômago que está desprotegida, piorando um quadro de gastrite já existente.

Quem está buscando tratar uma gastrite, por exemplo, não deve fazer nenhum tipo de jejum para não piorar o quadro, já quem optou pela técnica do jejum intermitente e teve a “gastrite atacada” precisa rever seus hábitos, já que está pode não ser a estratégia adequada para o seu organismo.

Sabemos que o controle do peso é comprovadamente benéfico para a saúde, contudo o acompanhamento médico é essencial para realmente se chegar ao resultado sem colocar a saúde em risco. Combinado?

🖥 drernestocomelli.com.br
📞(42) 3232-5665
📲(42) 98406-3237 (42) 99113-0812
📧 contato@drernestocomelli.com.br
🚗 Castromed. Rua do Rosário 199, Centro, Castro PR

Menu