Julho Amarelo – Mês de conscientização sobre as hepatites virais

Julho Amarelo – Mês de conscientização sobre as hepatites virais.

Reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais se tornou um passo importante no combate à doença, que é uma inflamação no fígado bastante séria e com risco à vida.

👉A Hepatite C, por exemplo, é hoje considerada uma epidemia mundial cinco vezes maior que a do vírus HIV, segundo o Ministério da Saúde. Ela também é a uma das principais causas de transplantes de fígado, pois pode levar a cirrose e até ao câncer.

Portanto, falar sobre as formas de transmissão, prevenção e tratamento é essencial para a qualidade de vida das pessoas e eu como profissional de saúde me sinto no dever de contribuir com informação.

⭕Vale destacar que a maioria das hepatites virais são transmitidas pelo contato fecal-oral especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos, por exemplo.

Contudo entram para a lista de transmissão relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, contato com sangue contaminado e de mãe para bebê durante a gestação.

👉Outro ponto importante a comentar é que nem sempre a hepatite apresenta sintomas no início, o que pode torná-la ainda mais grave. Dentre os sintomas a ficarem alerta estão: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Para se proteger é ideal manter a vacinação em dia, assim como melhorar as condições de saneamento básico, não compartilhar objetos com outras pessoas que possam ter contato com sangue contaminado e relações sexuais sempre com proteção.