Medo da endoscopia. Como lidar com ele?

A melhor arma para o medo é a informação! E apesar de parecer um exame desconfortável, a endoscopia é um procedimento extremamente seguro e realizado com muitos cuidados para evitar qualquer dor ou desconforto para o paciente. Como eu disse antes, a informação é importante e conhecer um pouco mais sobre como o exame é realizado ajuda e muito a lidar com medo que surge antes de realizá-lo. Por isso, hoje eu trago aqui algumas dúvidas recorrentes que surgem quando ele é solicitado, para que você salve aí e lembre-se de ler sempre que tiver que realizar uma endoscopia combinado?

👉O que é a Endoscopia, afinal?
É um exame importante usado na investigação de doenças no trato digestivo. Ela ajuda a diagnosticar doenças graves, assim como complementar sinais clínicos que o paciente esteja apresentando.
👉Como ele é realizado?
A endoscopia é realizada com sedação do paciente. O exame dura em torno de 15 minutos, dependendo ou não da realização de outros procedimentos em conjunto, como a biópsia de regiões sob suspeita. Ela acontece através do gastroscópio, um aparelho tubular capaz de captar imagens da garganta até o intestino.
👉 O exame dói?
Ele não dói, a única coisa que pode acontecer é um leve incômodo na passagem do aparelho
👉 Ele tem risco de choque anafilático?
A probabilidade é muito baixa, com poucos casos registrados mundialmente.
👉 Eu continuo com medo! O que eu faço?

Converse com seu médico! Nada como ele para explicar como o procedimento funciona e quais seus benefícios.
Você já fez esse exame? Teve medo? Precisa fazer, mas ainda não conseguiu? Me conta aqui embaixo.

🖥 drernestocomelli.com.br
📞(42) 3232-5665
📲(42) 98406-3237 (42) 99113-0812
📧 [email protected]
🚗 Castromed. Rua do Rosário 199, Centro, Castro PR

Menu