Para muitos a palavra Metaplasia Intestinal soa incomum e muitas pessoas afirmam nunca terem ouvido falar sobre ela. Contudo, diferente disso, o problema é mais comum do que se pensa, assim como está relacionado a sua saúde digestiva.
👉Ela é caracterizada como uma alteração estomacal considerável e está relacionada à presença da bactéria H. Pylori no estômago. Em palavras gerais pode defini-la como uma alteração do revestimento do trato digestivo, onde as células se transformam em células intestinais.
Geralmente a metaplasia intestinal não determina sintomas, sendo portanto silenciosa e um dos agravantes é o fato dela elevar o risco do desenvolvimento de câncer gástrico, uma vez que sua presença indica uma alteração de “segundo estágio” dentro da cascata desse tipo de câncer.. o primeiro estágio é a atrofia gástrica que eu já falei aqui em outro post.
⚠Assim, pacientes diagnosticados com H. pylori, fumantes ou com dieta rica em sal devem ligar o alerta pois estão dentro do grupo de fatores de risco para esse problema e precisam de acompanhamento médico mais frequente.
Vale lembrar também que a erradicação das bactérias diminui a chance de evolução para malignidade. Portanto o diagnóstico precoce e seu tratamento é ainda o melhor caminho. Procure orientação médica caso esteja sentindo sintomas digestivos com frequência. Ok?