Mito X Verdade sobre as hemorroidas

Mito X Verdade sobre as hemorroidas.

Apesar de não existirem estatísticas precisas sobre as hemorroidas, acredita-se que uma a cada duas pessoas apresentará algum tipo de agravamento da doença ao longo da vida.

Mas afinal o que são hemorroidas doutor?🤔

A doença hemorroidária, conhecida popularmente como hemorroida é uma dilatação de vasos sanguíneos presentes no ânus.

⭕Mas atenção! Todo mundo tem hemorroidas, somente consideramos como doença hemorroidária quando elas trombosam e inflamam causando dor e sangramento.

E como qualquer problema de saúde também traz em seu histórico mitos e verdades, onde alguns eu pretendo desvendar neste post. 😉

Mito ou verdade?

➡Comer muita pimenta pode causar hemorroidas?

Mito! Ainda não existe comprovação científica que qualquer alimento, incluindo a pimenta, possa causar o desenvolvimento da doença.

➡Hemorroidas podem causar câncer?

Mito! Não existe nenhum correlação entre as duas doenças. Porém o que muitas vezes acontece é que o paciente acha que por ter sangramento nas fezes logo são hemorroidas e deixa de procurar um diagnóstico mais preciso como o câncer. Lembre-se nem sempre sangramentos são apenas hemorroidas. Não deixe de procurar seu médico sempre que isso acontecer!

➡ Ficar muito tempo no vaso sanitário pode aumentar os riscos de hemorroidas?

Verdade! Posições corporais que exerçam pressão no abdômen e, consequentemente, no ânus elevam o risco de dilatar as veias da região.

➡ Limpar-se com papel higiênico é contraindicado para quem tem hemorroidas?

Verdade! A utilização de papel higiênico repetidamente pode causar lacerações e traumatizar a região anal. Isso também é verdade para quem não tem a doença hemorroidária. Lenços umedecidos tendem a trazer menos danos, mas a indicação correta é a higienização com água e sabão para todas as pessoas.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? No meu site tem mais informações sobre esta doença. 😉