Mitos e verdades sobre o refluxo

Mitos e verdades sobre o refluxo.

Muitas dúvidas acontecem diante do diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e não é incomum vermos alguns mitos rolarem por aí também.

Para tentar sanar um pouco dessas incertezas trago aqui alguns mitos e verdade sobre a doença!

⭕Evitar alimentos gordurosos podem ajudar no combate ao refluxo?⠀
Verdade! Sim, uma dieta equilibrada e sem produtos gordurosos e industrializados podem ajudar evitar que a doença se agrave.

⭕Chás e receitas caseiras podem curar o problema?⠀
Mito! É comum mães e avós receitarem chás calmantes para minimizar os sintomas dos refluxo. Porém é preciso destacar que nenhuma dessas ações tem função curativa, ou seja, somente um medicamento correto pode contribuir para a cura do problema. Chás podem ajudar a minimizar os sintomas da doença, mas não curá-la.

⭕Hérnia de Hiato é a mesma coisa que Refluxo?⠀
Mito! A hérnia de hiato é uma alteração anatômica e que pode favorecer o aparecimento do refluxo, porém nem todos os pacientes que possuem a hérnia terão refluxo.

⭕Obesidade pode causar refluxo?⠀
Verdade! A obesidade e gordura localizada no abdome provoca aumento da pressão dentro do estômago facilitando a ocorrência do problema.

⭕Café, álcool e chocolate podem aumentar o refluxo?⠀
Verdade! Esses alimentos facilitam o relaxamento do Esfincter Esofágico Inferior, barreira mecânica contra o ácido do estômago, facilitando o refluxo.

⭕O Refluxo pode causar Câncer?⠀
Verdade! Quando não tratado, as lesões podem progredir alterando a celularidade da parede do esôfago, podendo ao longo de anos evoluir para um câncer.

⭕Refluxo e Gastrite são a mesma coisa?⠀
Mito. Nem todo mundo que têm gastrite tem ou terá refluxo. São coisas distintas.

Ainda tem dúvidas sobre o problema?