O que é transplante fecal?

O que é transplante fecal?

Com o propósito de regular a microbiota intestinal, o Transplante Fecal é uma das formas de tratamento capazes de transferir fezes de uma pessoa saudável para outra pessoa com doenças relacionadas ao intestino.

👉O tratamento é usado para tratar muitas doenças do trato digestivo, como as doenças inflamatórias intestinais.

No Brasil o único tratamento aceito é para pacientes com colite pseudomembranosa, um problema causado pela bactéria Clostridium difficile.

A ideia é realmente tornar o intestino mais saudável através dessa transferência, assim como melhorar a qualidade de vida do paciente.

👉Através de uma diluição das fezes saudáveis em soro, a mesma é inserida no paciente através de uma sonda nasogástrica, clister retal, endoscopia ou então colonoscopia. As doses variam conforme a gravidade da inflamação intestinal. Vale destacar que o processo é bem rápido e indolor.

⚠Contudo ainda é um procedimento com muitas ressalvas, visto que pode transferir doenças do doador para transplantado. Por isso requer uma triagem rigorosa do doador.

Os possíveis pacientes que se beneficiariam desse tratamento seriam os com doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla, autismo, síndrome do intestino irritável, obesidade e diabetes. Mas ainda estamos longe de chegar lá.

O FDA chegou a cancelar as pesquisas nos EUA devido a eventos adversos graves em pacientes.

Então aguardemos ….