Obesidade X Cirurgia Bariátrica

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Obesidade X Cirurgia Bariátrica.

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é Cirurgia Bariátrica.

Quem pode fazer? Qual é o tipo de cirurgia? Quais os cuidados pós-operatórios?

Estas são algumas das questões mais pertinentes e com esse post eu pretendo esclarecê-las.

➡Doutor para quem esse tipo de cirurgia é indicada?

Ela é indicada para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 40kg/m2 ou pacientes com 35 kg/m2 ou mais, mas que apresentem comorbidades que ameacem a vida como o diabetes, hipertensão arterial, esteatose hepática grave, dislipidemia, problemas cardíacos, apneia do sono, ou problemas osteoarticulares graves e incapacitantes decorrentes do aumento do peso.

➡Todos os pacientes obesos podem fazer?

Nem sempre! É considerado obesidade pacientes que apresentem IMC acima de 30kg/m2, porém a cirurgia só é indicada acima de 35kg/m2 e com indicação médica para tal, por isso é muito importante o acompanhamento médico, uma vez que a obesidade precisa estar estável a mais ou menos cinco anos e pelo menos dois deles com tratamentos clínicos realizados, mas sem resultados satisfatórios.

➡Qual tipo de cirurgia vem sendo mais realizada?

Existem várias técnicas cirúrgicas: Bypass gástrico, Gastroplastia vertical ou sleeve, Duodenal Switch. A escolha de cada uma é feita pelo cirurgião e levará em conta a quantidade de peso a ser perdida.

➡Que cuidados devo ter após a operação?

Como qualquer procedimento cirúrgico algumas recomendações devem ser seguidas pelo paciente a fim de evitar complicações. No pós operatório é importante seguir a risca todas as indicações do cirurgião.

A videolaparoscopia permite certa autonomia do paciente como ir ao banheiro, sentar e levantar. Já em relação a dieta é importante que os primeiros dias seja uma dieta líquida e pausada. É importante que o acompanhamento médico aconteça periodicamente após a cirurgia.😉

⭕E Lembre-se: A obesidade é o principal fator de risco para complicações relacionadas ao COVID-19.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe esse post.