[vc_row][vc_column][vc_column_text]Pedra na vesícula: Preciso de cirurgia?
É comum muitos pacientes chegarem ao consultório perguntando se realmente é necessário operar as pedras na vesícula.
▶ Formada por fluídos biliares que se cristalizam, os cálculos ou pedras como são conhecidas popularmente, podem causar dor, náuseas e vômitos nos pacientes.
Diferente das pedras nos rins, as quais podem ser quebradas e eliminadas, as presentes na vesícula não possuem essa possibilidade e geralmente devem ser retiradas cirurgicamente.
⠀
⚠ É importante ressaltar que os de cálculos biliares podem possuir diversos tamanhos e a dor aparece quando a vesícula se contrai, estimulada por hormônios liberados pelo estômago durante a alimentação. Os cálculos podem dificultar a saída da bile estimulando a contratação cada vez mais forte, o que causa as dores.
⠀
🔴 Além disso, podem trazer complicações graves ao paciente caso sejam expelidos pela vesícula, como pancreatite aguda grave e colangite. Estas complicações pode levar o paciente a óbito e é por isso que a cirurgia é indicada.
⠀
Já os Cálculos assintomáticos na maioria das vezes não requerem cirurgia, mas precisam de avaliação médica periódica, dependendo do número, tamanho e localização dentro da vesícula.
⠀
Na dúvida é sempre bom conversar com um cirurgião especialista.👨⚕️😉[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]