Qual a diferença entre Balão Gástrico Endoscópico tradicional e o novo balão deglutível?

Compartilhe:

O balão gástrico é um procedimento minimamente invasivo que pode ser uma opção para pacientes com sobrepeso ou obesidade. Ele funciona ocupando parte do espaço do estômago, o que leva à sensação de saciedade precoce e, consequentemente, à redução da ingestão de alimentos.

💡Atualmente, existem dois tipos de balões gástricos disponíveis no mercado: o balão gástrico endoscópico tradicional e o novo balão deglutível.

👉O balão gástrico endoscópico tradicional é inserido no estômago do paciente por meio de uma endoscopia. O procedimento é realizado sob sedação e leva cerca de 30 minutos, além disso, o balão permanece no estômago por cerca de seis meses e o paciente pode retornar às atividades diárias logo após o procedimento sem muitos problemas. Assim como a sua colocação, a retirada deve ser por endoscopia e na maioria das vezes sob anestesia geral.

👉O balão deglutível, por sua vez, é um dispositivo mais moderno em formato de cápsula que o paciente engole sob orientação médica. Neste caso, ele não precisa de endoscopia e o balão é inflado com 550 ml de líquido já dentro do estômago. Assim como o tradicional, o dispositivo permanece lá por cerca de 4-5 meses, mas o tempo de colocação é muito mais rápido, não envolvendo endoscopia, sendo, portanto mais simples e seguro. Após a colocação o paciente já é liberado para casa e sua remoção acontece naturalmente nas fezes após o tempo estabelecido.

A melhor opção de balão gástrico para você, no entanto, dependerá de suas condições de saúde e preferências pessoais. Uma conversa com seu gastroenterologista especializado no assunto pode ajudar na escolha.😉

Menu