Os inimigos do Refluxo Gastroesofágico

Os inimigos do Refluxo Gastroesofágico.

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é caracterizada como a volta do conteúdo gástrico ao esôfago. A mesma provoca sintomas incomodativos ou até mesmo complicações caso seu tratamento não aconteça, ou não seja levado a sério.

👉Eu já comentei por aqui que o tratamento envolve inúmeros fatores, desde o uso de medicação específica como também a mudança de hábitos alimentares e comportamentais, os quais juntos agem de forma a melhorar os sintomas.

Contudo, hoje eu decidi trazer por aqui os principais inimigos do refluxo que também estão muito presentes na vida das pessoas. São eles:

⭕ Obesidade; ⁣
⭕ Tabagismo; ⁣
⭕ Alcoolismo; ⁣
⭕ Alimentos específicos; ⁣
⭕ Quantidade de alimento ingerida.

Tanto o sobrepeso, como o uso do cigarro e bebidas alcoólicas levam à diminuição da pressão do esfíncter entre o esôfago e o estômago. Dessa forma retardam o esvaziamento do órgão e aumentam a pressão intra abdominal. Tudo acaba favorecendo o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.

Já a alimentação ruim unida a quantidade em excesso também pode proporcionar a diminuição da pressão do esfíncter, de modo a favorecer o aparecimento da doença.

⚠Lembre-se! Não existe milagre para o refluxo! O que existem são bons hábitos e técnicas que contribuem satisfatoriamente para o tratamento. Se mesmo após aplicá-las não surgir efeito aí é hora de partir para uma investigação
mais a fundo.

Portanto, siga corretamente as recomendações do seu médico, assim como faça o acompanhamento direitinho. Combinado?