Reganho de peso após bariátrica

Reganho de peso após bariátrica

Um dos principais medos de quem se submete a cirurgia após bariátrica está no reganho de peso após o procedimento.

Cerca de 15% dos pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, após cinco anos, não conseguem manter os resultados obtidos com a redução de peso, um processo conhecido como recidiva da obesidade.

A maioria de quem passa pela cirurgia provavelmente já passou por outros tratamentos antes e não teve sucesso.

Dados da Sociedade Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) mostram que os primeiros dois anos são considerados fantásticos para o tratamento, onde o paciente se sente motivado e segue a risca a orientação médica e nutricional.🍎

Nos primeiros anos de cirurgia mais de 50% dos pacientes terá algum grau de recuperação de peso, por isso o acompanhamento médico é imprescindível para saber se o reganho está dentro dos parâmetros normais ou não.

Vários fatores comportamentais são responsáveis pela recidiva da obesidade, como a perda de controle na alimentação, baixa qualidade de vida e falta de acompanhamento pós-operatório.

É comum os hábitos alimentares passarem a dar uma relaxada conforme os anos e aí é que está o problema, uma vez que além do peso ganho, doenças antes controladas como a hipertensão, diabetes e esteatose hepática voltam a aparecer e colocar a saúde em risco. ⚠

Eu acho importante dizer aqui que, embora os hábitos alimentares após o procedimento sejam fundamentais no reganho de peso, algumas técnicas cirúrgicas, ou seja, o tipo de cirurgia realizada, também pode contribuir com este desfecho.

Por isso, converse muito com seu médico antes de decidir por realizar o procedimento. É fundamental que o paciente passe por uma avaliação cirúrgica, clínica, nutricional e psicológica!👨⚕️