Sobrepeso e celíacos. Qual a relação?

É muito comum as pessoas terem em mente que um paciente diagnosticado com doença celíaca é automaticamente magro, uma vez que a doença é caracterizada como aquela que causa má absorção nutricional e perda de peso também.

❌Contudo, não é bem assim!

Ao longo do tempo a doença celíaca mudou seu comportamento e pacientes magros e com déficits nutricionais não são uma regra.

Muitos estudos já revelam que o sobrepeso e a obesidade podem estar presente em 20% a 40% dos pacientes celíacos, o que reforça que a doença celíaca e o sobrepeso podem acontecer.

Mas como assim, Doutor?🤔

Apesar de sabermos que o intestino celíaco não absorve os nutrientes como deveria, algumas pessoas podem desenvolver uma espécie de mecanismo compensatório, onde o organismo é capaz de absorver nutrientes mesmo em condições adversas e assim nutrir o corpo de açúcares e gorduras e permitir que a obesidade se instale.

Pacientes com sobrepeso podem sim ser celíacos e seu diagnóstico é essencial para a qualidade de vida. Se você sofre com sintomas, não deixe de procurar orientação médica!😉

🖥 drernestocomelli.com.br
📞(42) 3232-5665
📲(42) 98406-3237 (42) 99113-0812
📧 [email protected]
🚗 Castromed. Rua do Rosário 199, Centro, Castro PR

Menu