Super crescimento bacteriano do intestino delgado. Quais as consequências?
A microbiota intestinal tem um papel fundamental na manutenção da função imune e na saúde digestiva.
⠀
➡Abrigamos centenas de tipos diferentes de bactérias e outros microrganismos no nosso intestino, sendo a maioria no cólon.Relativamente poucas bactérias vivem no estômago e intestino delgado devido aos efeitos da acidez gástrica e peristalse.
⠀
⠀
⭕O crescimento excessivo destas bactérias no intestino delgado é conhecido como supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SCBID). O que pode levar a sintomas gastrointestinais característicos e desconfortáveis. Em casos mais graves pode levar a desnutrição severa.
⏳Durante muitos anos, reconhecemos esta entidade como uma causa de má absorção em pacientes com síndrome do intestino curto ou outras alterações anatômicas, cirúrgica ou secundária à doença inflamatória intestinal, especialmente doença de Crohn, e mais recentemente a reconhecemos em portadores da síndrome do intestino irritável (SII). A incidência de SCBID varia de 10% a 84% dos pacientes com sintomas gastrointestinais inespecíficos.
⭕Portanto, esta é uma condição mais comum do que imaginávamos, e muitas vezes subdiagnosticado, dificultando o tratamento correto.
⠀
Se você vem sofrendo com:
⠀
🔹Flatulência;
🔹Incômodos estomacais como sensação de estufamento;
🔹Diarreia Crônica;
🔹Presença de gordura nas fezes;
Intolerância Alimentar;
🔹Perda de peso;
🔹Anemia e Carências Nutricionais;
⠀
➡Pode ser Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado!
⠀
Para o diagnóstico utilizamos o teste de hidrogênio expirado, o qual é bastante recomendado.
⠀
O Tratamento é realizado por meio de Antibióticos, Probióticos e simbióticos com o objetivo de equilibrar a flora bacteriana e controlar os sintomas.
⠀
Procure orientação médica com um gastroenterologista de sua confiança!😉👨⚕️