Transplante Hepático. Quando ele é indicado?

Compartilhe:

Transplante Hepático. Quando ele é indicado?

Transplante hepático ou Transplante de fígado, como também é conhecido, é um dos procedimentos que salvam vidas no mundo.

🔸️Apesar do fígado ser um órgão com uma capacidade extraordinária de recuperação, ainda assim existem doenças que ocasionam insuficiência hepática aguda ou crônica grave e que podem levar ao óbito.

Nesses casos a única solução para o paciente é o transplante, que pode acontecer tanto por um doador compatível com morte cerebral ou através de um doador vivo e que aceite doar parte do seu órgão.

Mas doutor quando ele é indicado?🤔

Esse tipo de procedimento é indicado para crianças com alteração anatômica congênita nas vias biliares ou crianças com alterações metabólicas graves.

Já em pacientes adultos, 90% dos que precisam do procedimento hoje são por cirrose, uma doença hepática que causa um processo de fibrose cicatricial e formação de nódulos que impedem a circulação sanguínea no órgão e assim diminuem o seu tamanho e funcionamento.

➡Metade dos casos de cirrose no Brasil são causadas pelo vírus da hepatite B e C, algo que poderia facilmente ser evitado com a vacinação disponível no país. A terceira causa mais comum para a doença é a Esteato Hepatite não Alcoólica, já comentada aqui em outro post.

Menu