Uso prolongado de prazóis e suas consequências

Compartilhe:

É comum, em algum momento, apresentarmos dor ou sintoma estomacal e para se livrar do incômodo acabamos nos automedicando.

Em casos simples, a dor pode até melhorar e aí a pessoa acaba tomando o “remedinho” sempre que tiver dor. O problema é que a automedicação é um problema sério e pode trazer consequências para sua saúde.

👉Os famosos “prazóis”, por exemplo, estão entre os medicamentos automedicados principalmente se foram recomendados alguma vez na vida. No anseio de se livrar do incômodo, as pessoas utilizam este medicamento de forma contínua, ignorando seus males a longo prazo ou pior nem buscando descobrir a causa do problema.

Entre as consequências mais comuns que o uso indiscriminado de “prazóis” traz estão:

👉Surgimento de pólipos de glândulas fúndicas;
👉Deficiência de absorção de vitamina B12;
👉 Hipocloridria gástrica que é a falta da secreção ácida no estômago.
👉 Supercrescimento bacteriano do intestino delgado

Essas são as mais comuns, sem falar da dificuldade de absorção de sais minerais, alterações da microbiota intestinal e o consequente aumento do risco de infecções.

Vale lembrar que os “prazóis” são sim bons medicamentos, e de certa forma mudaram o conceito de tratamento das gastrites desde o seu surgimento. Contudo, precisam ser ministrados de forma adequada, seu uso requer acompanhamento médico. Portanto nada de sair se automedicando por aí. Só use esse tipo de remédio com prescrição, bem como respeite a dose é o prazo estipulado pelo especialista. Ok?

🖥 drernestocomelli.com.br
📞(42) 3232-5665
📲(42) 98406-3237 (42) 99113-0812
📧 dr.ernesto@castromed.com.br
🚗 Castromed. Rua do Rosário, 199, Centro, Castro – PR

Menu