Vesícula Biliar. Podemos viver sem ela?
Quando a inflamação da vesícula biliar acontece e a dor aparece, o tratamento mais comum é a chamada Colecistectomia, um procedimento cirúrgico que faz a retirada do órgão.
⠀
Entretanto, as implicações de viver sem a vesícula está entre as principais preocupações de quem precisa se submeter ao procedimento.
⠀
➡️ Mas a boa notícia é que é possível sim viver sem ela e livre de complicações!
⠀
A principal função da vesícula é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado e que ajuda a digerir as gorduras que ingerimos.
⠀
Quando o órgão inflama devido as pedras que se formam em seu interior e a retirada acaba sendo necessária, o que acontece após a remoção é que a bile passa a ir direto do fígado para o intestino delgado, sem ser armazenada, porém também sem problemas.
⠀
Alguns estudos recentes apontam que devido a maior quantidade de bile que vai para o intestino (uma vez que não se tem mais a vesícula), pode-se alterar a flora bacteriana intestinal e causar diarreia ou outras doenças relacionadas a disbiose, como o Supercrescimento bacteriano do intestino delgado que eu já comentei aqui em outro post.
⠀
➡️ Outro ponto importante é que a remoção desse órgão não altera o tipo de dieta alimentar!
⠀
⠀
🖥 drernestocomelli.com.br
📞(42) 3232-5665
📲(42) 98406-3237 (42) 99113-0812
📧 contato@drernestocomelli.com.br
🚗 Castromed. Rua do Rosário 199, Centro, Castro PR